Condromalácia Patelar
Definição
A condromalácia patelar é um tipo de lesão da cartilagem da patela que pode variar de um simples amolecimento do tecido até lesões condrais profundas.
A cartilagem da patela é a mais espessa do corpo humano, por isso, na maioria dos casos, se diagnosticado e tratado precocemente, tem um ótimo prognóstico para qualidade de vida do paciente.
Contudo, essa condição pode levar a dores e desconforto na vida diária. Em casos mais graves, o ortopedista irá orientar medidas para evitar a dor, sendo a cirurgia muito raramente indicada.
Sintomas da condromalácia patelar
- Dor anterior;
- Sensação de falseio e travamento;
- Inchaço;
- Dor para descer ou subir escadas;
- Dor quando fica muito tempo sentado, como no cinema ou em viagens.
Quem pode apresentar condromalácia patelar?
A condromalácia patelar ocorre mais comumente em pessoas jovens e adultos, sendo mais comum no sexo feminino. Pode acometer apenas um ou ambos os joelhos.
Artrose ou condromalácia patelar?
A diferença entre condromalácia patelar e artrose é o local de acometimento da doença. A artrose ocorre na patela, no fêmur e na tíbia. Já a condromalácia acomete somente a patela.
Qual a causa da condromalácia patelar?
A causa mais comum da condromalácia patelar é o desequilíbrio muscular, principalmente nos músculos do quadril e da coxa, como quadríceps, glúteo médio, abdutores e rotadores externos.
Outros fatores a serem avaliados é se o paciente apresenta pé plano ou pisada pronada, ou se apresenta desalinhamento dos membros inferiores.
Como fazer o diagnóstico de condromalácia patelar?
O ortopedista fará o diagnóstico quando o paciente apresentar os sinais e sintomas clássicos da doença e quando, no exame, físico apresentar dor na região anterior do joelho e testes positivos para o problema.
Normalmente, não é necessário nenhum exame de imagem, porém exames como radiografias e ressonância magnética podem ajudar no diagnóstico e na avaliação do grau da doença.
Tratamento da condromalácia patelar?
O tratamento é voltado principalmente ao fortalecimento muscular. O ortopedista irá orientar quais músculos estão deficientes e indicar os músculos que mais precisam ser trabalhados.
Caso seja identificado algum problema no pé, o uso de palmilhas específicas pode ser indicado. Geralmente, também é indicada fisioterapia para correção de desequilíbrios musculares.
Em casos mais complicados, a infiltração de corticoide ou de ácido hialurônico pode ser indicada.
Infiltração na condromalácia patelar
Quando o paciente se queixa de muita dor e grande dificuldade para realizar suas atividades esportivas e rotineiras, pode ser indicada a infiltração com corticoide, que é um anti-inflamatório potente. Essa infiltração tem o objetivo de aliviar a dor de forma rápida para que o paciente consiga realizar a fisioterapia e o fortalecimento muscular.
Em casos de dor crônica ou em graus avançados de condromalácia patelar, é indicada a infiltração de ácido hialurônico, que é um ótimo medicamento para alívio das dores, melhora da lubrificação, amortecimento de impactos e estímulo da produção de mais ácido hialurônico pelo organismo.
Todas as infiltrações são feitas de forma simples e quase indolor no consultório, podendo ainda ser feita com ajuda do ultrassom, que fornece maior segurança e rapidez no procedimento.
Para saber mais, procure seu ortopedista de confiança!
Especialidades do Dr. Flávio Minami
Saiba quando me procurar!
Dr. Flávio Minami
Mais de 2.000 mil vidas transformadas. Referência em ortopedia no litoral norte
com um especialista.