Lesões Ligamentares do Joelho – Entorse do joelho
Por isso, é muito importante saber um pouco do que pode acontecer com o joelho e a importância de procurar um ortopedista para um diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Na maioria dos casos, os ligamentos do joelho sofrem lesões após entorses, como em atividades esportivas ou acidentes de moto ou carro.
Quais os sintomas de lesão ligamentar na entorse do joelho?
Os sintomas mais comuns de lesão ligamentar no joelho são: dor intensa, inchaço, dificuldade para andar, hematoma, vermelhidão e calor local.
Cerca de 80% dos derrames articulares que contêm sangue correspondem a uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) e são sinais de uma lesão mais grave desse principal estabilizador do joelho.
Quais ligamentos podem ser acometidos na entorse do joelho?
O LCA (Ligamento Cruzado Anterior)
Ele liga o fêmur à tíbia e fornece uma grande estabilidade em esportes de mudança de direção como futebol, basquete, vôlei e tênis.
Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico.
O LCP (Ligamento Cruzado Posterior)
Esse ligamento é mais difícil de romper e normalmente, quando acontece, é decorrente de traumas de alta energia, como acidentes de carro e de moto.
Em casos de lesão isolada do LCP, geralmente o tratamento é não-cirúrgico. Todavia, em casos de lesão associada à lesão meniscal ou outros ligamentos, o tratamento na maioria das vezes é cirúrgico.
O LCM (ligamento Colateral Medial)
Ele fica na parte interna do joelho e possui o papel na estabilidade latero-medial.
O melhor de tudo é que ele tem alto potencial de cicatrização, e caso seja tratado de forma precoce, tem grande chance de não precisar de cirurgia.
Esse ligamento é bem espesso e com ótima circulação sanguínea, o que faz com que a sua cicatrização seja melhor.
Nos casos de lesão do LCM, é indicado imobilização imediata por 4-6 semanas para adequada cicatrização. Por isso, é importante procurar um ortopedista para tratamento precoce. Cada dia sem tratamento prejudica a cicatrização. Caso não cicatrize, é indicado cirurgia.
O LCL (Ligamento Colateral Lateral)
Faz parte do complexo ligamentar lateral do joelho e só ocorre lesão em casos de alta energia, como acidentes automobilísticos e entorse graves, como no esqui ou futebol americano.
Normalmente, vem associado à lesão do LCA ou LCP e é, na maioria das vezes, de tratamento cirúrgico.
Como é feito o diagnóstico das lesões ligamentares do joelho após entorse?
O diagnóstico é feito na consulta médica com o ortopedista, profissional que logo na primeira consulta consegue examinar o joelho, fazendo testes específicos para avaliar cada ligamento e até mesmo drenando o líquido articular para aliviar a dor.
Existem diversos testes no exame físico que podem ser feitos como o teste da gaveta anterior, o teste de Lachman, o Pivot Shift, o estresse em varo e valgo, por exemplo, que dão bons indícios da lesão.
Como exame complementar, normalmente solicita-se uma radiografia, para descartar fraturas, e uma ressonância magnética, para avaliar as estruturas internas do joelho.
Qual o tratamento para a entorse do joelho e lesão ligamentar?
O tratamento depende de qual ligamento foi acometido, se foi rotura total ou parcial e se há instabilidade ou não.
Normalmente, de forma precoce, realiza-se a imobilização com um brace de joelho, e recomenda-se aplicação de gelo local por 20 minutos, repouso e analgésicos.
É possível e indicado iniciar a fisioterapia logo após o diagnóstico para acelerar a recuperação.
Para tratar de forma adequada, procure um ortopedista, de preferência especialista em joelho.
Especialidades do Dr. Flávio Minami
Saiba quando me procurar!
Dr. Flávio Minami
Mais de 2.000 mil vidas transformadas. Referência em ortopedia no litoral norte
com um especialista.