Infiltração Articular
Infiltração na ortopedia: o que é e para que serve
A infiltração na ortopedia é um procedimento em que o ortopedista injeta o medicamento diretamente na lesão por meio de agulhas e com uso de anestesia local.
A medicação no local da lesão é muito mais eficaz no tratamento das lesões e/ou no alívio da dor, além de evitar efeitos adversos do medicamento no organismo.
Como a medicação não passa pelo estômago, efeitos como gastrite ou até mesmo lesões no fígado são evitadas por não serem metabolizadas no sistema gastrointestinal.
O que pode ser injetado?
As medicações injetadas na infiltração podem ser variadas: analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides, ácido hialurônico e anestésicos.
Dependendo da doença e do objetivo do ortopedista, as medicações podem ser combinadas.
Infiltraçao de anestésicos locais
Infiltração de corticoides
Infiltraçao de ácido hialurônico
As infiltrações dessa substância levam a um alívio prolongado na articulação, porque ele também é um poderoso sinalizador para produção de mais ácido pelo nosso próprio organismo. Ele é comprovadamente eficaz nas artroses e condromalacias patelares.
Outra função da infiltração de ácido hialurônico é na cicatrização de lesões tendíneas e musculares.
Como é feita a infiltração?
A infiltração é feita no consultório com muita segurança e praticamente sem dor.
O médico realiza uma limpeza da pele e aplica uma anestesia local com agulha fina;
Em seguida, faz a infiltração no local lesionado com a medicação mais adequada;
No final, é feito um curativo local.
O procedimento dura em torno de 10 a 30 minutos.
E depois da infiltração?
Após a infiltração, o paciente pode dirigir e ir para casa normalmente.
No dia seguinte da infiltração o paciente poderá retornar às atividades normais.
Nos três primeiros dias, o paciente pode sentir leve dor e desconforto, por isso o médico poderá receitar um analgésico oral e o gelo local por 20 minutos por dia.
Infiltração com o uso do ultrassom?
É comprovado que as infiltrações guiadas por ultrassom têm resultados melhores do que as feitas às cegas.
Hoje em dia, com o avanço da medicina e da tecnologia, muitos ortopedistas mais experientes conseguem realizar as infiltrações com ajuda da ultrassonografia, um aparelho de imagem disponível no consultório que oferece mais precisão e segurança no procedimento.
Por meio do ultrassom, o ortopedista pode se afastar de estruturas nobres, como artérias e nervos, e localizar com precisão o local exato a ser injetado o medicamento.
Outra vantagem é minimizar a injeção dentro do tendão, pois isso é muito prejudicial. O local exato da infiltração normalmente é ao redor do tendão, ou ao redor dos nervos, ou, ainda, dentro da articulação
Sucesso no tratamento com infiltração
Escolher um profissional capacitado para realizar o diagnóstico correto é essencial para realizar a infiltração no local correto e com a medicação apropriada.
Além disso, os cuidados por parte do paciente são fundamentais neste tratamento. A infiltração sozinha tem efeito muito inferior caso o paciente não colabore com o tratamento. Por isso, medidas como perda de peso, sessões de fisioterapia, fortalecimento, alongamento e/ou mudança no estilo de vida ou biomecânica do movimento devem ser cumpridas.
Risco das infiltrações
A infiltração é um tratamento minimamente invasivo, entretanto qualquer procedimento possui riscos, embora neste caso sejam muito baixos. Dentre eles podemos destacar:
- Infecção;
- Dor transitória;
- Risco de roturas tendíneas;
- Alteração de coloração da pele;
- Alergias.
Deseja saber mais sobre as infiltrações? Agende uma consulta com Dr. Flávio Minami, que possui experiência nas infiltrações com ultrassom e no tratamento da dor e lesões ortopédicas.
Especialidades do Dr. Flávio Minami
Saiba quando me procurar!
Dr. Flávio Minami
Mais de 2.000 mil vidas transformadas. Referência em ortopedia no litoral norte
com um especialista.